sexta-feira, 7 de outubro de 2011

As Religiões: Uma Introdução

COMEÇANDO A JORNADA

Desde pequeno sou fascinado por tudo que diz respeito ao transcendental. Lembro-me com 10 anos lendo sobre astrologia, religiões e seitas, sociedades secretas.... mitologia. Não é à toa que adorava Cavaleiros do Zodíaco!

É com esse texto que inicio essa série de postagens sobre um assunto que cerca a humanidade desde sua origem: as religiões. Sei que é um tema polêmico, portanto, resolvi não desenvolver - tentar, pelo menos - qualquer tipo de crítica a respeito desta ou daquela religião. Quero apenas apresentá-las em um quadro geral, de forma que o objetivo não é apontar a pior ou melhor, mesmo porque não creio que haja esse tipo de qualificação nesse tema, pois todos os caminhos levam ao mesmo resultado. Quero apenas expandir a visão que nós temos sobre o que existe e como os outros pensam. Apenas assim é possível desfazer os tantos nós de ódio e preconceito que ainda cercam esse assunto.

______________________________________________________________________
AS RELIGIÕES: UMA INTRODUÇÃO

 Todos sabemos que gosto muito de definições (não é à toa que meu filósofo preferido é Sócrates). É por esse motivo que, antes de qualquer coisa, eu tive o trabalho de encontrar um significado para essa palavra para, assim, iniciar o texto sobre o assunto. Como sempre, é muito difícil encontrar uma forma de esclarecer algo com palavras em toda a sua totalidade, e não foi diferente nesse caso. Há diversas divergências sobre o assunto, mas vamos às minhas conclusões.

Há três possíveis origens para a palavra religião, mas em todas sua origem está no latim. Em uma das teorias o termo original é relegere, que significa reler. Está interpretação vem de Cícero (106 a.C a 43 a.C), que observou como as pessoas costumavam estar sempre relendo o mundo pela ótica religiosa. Outra interpretação vem de Lactâncio (séc III d.C), que depois também foi assumida por Agostinho (séc. IV d.C), de que a origem é o termo latino religere, que assume uma interpretação de reeleger o divino como algo importante ou de religar o homem com o divino. A última vem da palavra relinquere, que define algo deixado pelos antepassados, uma tradição.

As religiões estam presentes no histórico humano há muito tempo. É reconhecido por mais de uma ciência social - antropologia, sociologia, história - que uma crença em algo superior acompanha a humanidade desde as cavernas, assim como a arte e o desenvolvimento de técnicas e instrumentos. Mas não se deve confundir religiosidade e religião. Uma diferença básica entre as duas é que a religiosidade é o sentimento de que há algo além de nossa presente interpretação de mundo, enquanto que a religião está fundamentada mais numa instituição, não apenas física, mas também ideológica.

Naturalmente uma diversidade de religiões foram moldadas ao longo do tempo, cada qual carregada de preceitos instiuicionais. Uma religião é definida por seus simbolismos, hierarquia clerical, códigos de conduta, valores morais e na crença em algo superior. É basicamente isso que diferência as religiões, mas há aquilo que as aproxima, como todas terem mitos de criação do mundo e do homem e sobre o que ocorre após a morte, numa visão mais transcendental. Observa-se que as religiões são muito diferentes entre si, em seus detalhes, mas com uma carga básica de semelhanças.
_____________________________________________________________________
ENFIM...

As próximas postagens da série ainda contarão com mais uma ou duas explicações gerais sobre o assunto para então mergulharmos no universo individual de cada uma das religiões que ainda vou selecionar - aceito sugestões - mas, não se preocupem, pois já tenho em mente algumas. Pretendo seguir uma certa ordem nas postagens de cada religião, mas ainda não defini se será histórica, de popularidade ou outra qualquer. enfim, ficamos por aqui...


... até mais e um abraço!



0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Clavedelua. Tecnologia do Blogger.