sexta-feira, 6 de maio de 2011

A Divina Comédia: O Livro

"Lasciate ogne speranza, voi ch'intrate!"
- Do texto original.

A Divina Comédia é um dos maiores clássicos da literatura mundial. Escrita por Dante Alighieri consumiu aproximadamente 14 anos de sua vida e sendo concluída no ano de sua morte, 1321. É uma obra cujo mote é uma viagem épica de Dante que, ao arrepender-se de seus pecados, é guiado por Virgílio - o grande poeta romano -, por dentro do inferno e através do purgatório até que se encontra com a musa de seus textos, Beatriz, quando entram no paraíso e, enfim, podem ver Deus. Muitas pessoas acabam se perguntando por quê o nome "Divina Comédia". O que ocorre é que os textos eram classificados como comédias se o final fosse alegre e é isso que ocorre dentro desse poema e não porque o texto é engraçado.

A obra-prima de Dante Alighieri é separada dentro de uma estrutura de divisão do mundo espiritual: o inferno, o purgatório e o paraíso.
Esse poema de Dante é extremamente descritivo e a capacidade do autor de transpor o leitor ao local em que o personagem se encontra é evidente em seus versos detalhistas e quase visuais. A forma de descrever os lugares e os acontecimentos é tão profunda e poderosa que com um pouco de imaginação você pode ver e ouvir todo o sofrimento e dor dentro do inferno...

"Por mim se vai das dores à morada,
Por mim se vai ao padecer eterno,
Por mim se vai à gente condenada.

Moveu Justiva o Autor meu sempiterno,
Formado fui por divinal possança,
Sabedoria suma e amor supremo.

No esxitis, ser nenhum a mim se avança,
Não sendo eterno, e eu eterno perduro:
Deixai, ó vós que entrais, toda a esperança!"

É esta, segundo Dante Alighieri, a frase inscrita nos Portões do Inferno. E foi lendo estes versos amedrontadores que segui, junto a Dante e nosso guia - Virgílio -, para as entranhas do fosso onde se encontram todos os que são julgados como pecadores. O inferno é cantado em 34 cantos (estrofes) e dividido em nove círculos. O interessante é que o nível de pecados é regido segundo a descrição de Aristóteles, onde os pecados menos graves são aqueles em que a pessoa não tem ciência da maldade em seus atos, os de gravidade mediana são aqueles em que a maldade é premeditada e contra desconhecidos e os mais graves são as maldades feitas contra os amigos. Através dos ciclos Dante vai encontrando muitas pessoas das quais ele conhece e que relatam seus sofrimentos. Após passar por Lúcifer ele e Virgílio deparam-se com o purgatório...

No purgatório encontram-se as almas dos que, embora não tenham feito o mal, não fizeram o suficiente para alcançarem os céus. Da mesma forma que o inferno aqui é dividido em círculos. Cada um desses recintos corresponde a um dos sete pecados capitais. Quando se aproximam do fim do purgatório Virgílio deixa Dante que logo passa a ser guiado por Beatriz ao paraíso...

O paraíso é formado por sete céus móveis, guiados por um dos planetas conhecidos da época, e por três céus fixos, onde encontram-se os grandes santos, os anjos e o próprio Deus.


________________________________________________________
COMENTÁRIOS

O poema de Dante Alighieri é uma ótima leitura para qualquer pessoa que goste de uma boa descrição de cenas e sensações. Tem um texto bastante pesado e, portanto, é bom estar com um dicionário à mão. Gostei muito do formato do texto que é dividido em diversos cantos o que acaba viciando, pois são bastante curtos e você acaba querendo ir para o próximo a cada término de canto. Aprecio muito o detalhamento que Dante dá aos locais e fatos, por isso acabei gostando mais da parte do inferno e purgatório. Não que o paraíso seja ruim, é apenas que as duas partes anteriores tem mais ação! O paraíso fica todo pelo final... sentir o que Dante tenta passar ao encontrar-se com os anjos e o prórpio Deus é legal!

Durante a leitura acabei notando que o livro é mais uma crítica à sociedade italiana e seus membros e sobre o futuro da terra natal de Dante, Florença. Ele coloca todos os seus inimigos políticos no inferno e aqueles que acredita serem os cânceres da Itália também, enquanto exalta muitos colocando-os no paraíso. Os diálogos com as almas sempre deixam uma certa previsão sobre os acontecimentos da época.

Enfim, é um ótimo livro, mesmo sendo uma leitura pesada e lê-lo é realmente quase uma epopéia! Eu me diverti muito lendo-o e sentindo medo no inferno (eu tenho uma imaginação que assustaria qualquer um). E eu realmente vibrei quando sai do inferno e mais ainda ao chegar no paraíso!

P.S: era só sair do inferno que ligava para a Thai dizendo - "Amor, sai do inferno! Chegando no Céu"! rsrsrsrs

 Dante e Vírgílio no nono círculo do inferno, junto aos traidores

2 comentários:

Thai disse...

Oh meu deuso! Meu anjo, já retornou para casa após sua longa viagem no inferno, purgatório e céu. *-*

Um dia eu conseguirei sair do inferno, nesse livro. Ele é assustador demais para mim e para miha imaginação. Mas o livro é brilhante! A forma com que Dante imagina cada local, cada punição de pecado, cada explicação de punição e impressionante.
Ötimo post, anjo meu. Beijos e amo-te.
Thai

Roberta Fraga disse...

Adorei a postagem. Quem sabe um dia eu me aventure a entrar no inferno também?

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Clavedelua. Tecnologia do Blogger.