quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Há Tempos

- Legião Urbana

"Parece cocaína mas é só tristeza, talvez tua cidade
 Muitos temores nascem do cansaço e da solidão
 E o descompasso e o desperdício herdeiros são
 Agora da viturde que perdemos.


 Há tempos tive um sonho
 Não me lembro, não me lembro
 Tua tristeza é tão exata
 E hoje o dia é tão bonito
 Já estamos acostumados
 A não termos mais nem isso.


 O sonhos vêm
 E os sonhos vão
 O resto é imperfeito.


 Disseste que se tua voz tivesse força igual
 À imensa dor que sentes
 Teu grito acordaria
 Não só a tua casa
 Mas a vizinhaça inteira.


 E há tempos nem os santos têm ao certo
 A medida da maldade
 Há tempos são os jovens que adoecem
 Há tempos o encanto está ausente
 E há ferrugem nos sorrisos
 E só o acaso estende os braços
 A quem procura abrigo e proteção.


 Meu amor, disciplina é liberdade
 Compaixão é fortaleza
 Ter bondade é ter coragem
 E ela disse:
 - Lá em casa tem um poço mas a água é muito limpa".

__________________________________________________________________________
COMENTÁRIOS:


Olá! Estou aqui para fazer alguns comentários sobre esta música. Antes de tudo quero deixar claro que aqui é minha forma de leitura sobre estes versos. Não significa que seja isso que o autor estivesse pensando quando a escreveu. Acredito que sim. Vamos lá então.

Primeira estrofe: é uma comparação entre as sociedades anteriores e esta em que vivemos. Fala também sobre algo que Renato Russo sempre dizia: "a solidão é o mal do século".

Segunda estrofe: em 'Há tempos tive um sonho/ Não me lembro, não lembro' Renato Russo se refere a uma época que ficou para trás a tanto tempo que tornou-se um sonho nebuloso e quase esquecido. Dele restou apenas a lembrança. Em 'Tua tristeza é tão exata/ E hoje o dia é tão bonito' o eu-lírico fala sobre o momento em que a humanidade vivi: rodeada de tecnologia em busca de resultados confirmados unicamente pela ciência, no entanto, todos carregam em si um certo vazio no peito. Falta algo... todos são um pouco depressivos. Renato Russo faz um jogo de palavras - tristeza tão exata - referindo-se a ciência (exata) e a esse sentimento depreciativo da vida (tristeza). O verso abaixo fala do dia tão bonito que deixamos escapar lá fora por estarmos tão imersos nesse mundo de resultados em nossos escritórios que esquecemos de viver. O triste é que tudo já faz parte de uma rotina - Já estamos acostumados/ A não termos mais nem isso.

Terceira estrofe: é uma simples constatação de fatos. Só nos sonhos que podesse encontrar a perfeição. Também tive uma outra leitura nos dois primeiros versos dessa estrofe. Como os sonhos vêm e vão com eles vão os sonhadores, assim podemos ler da seguinte forma: as pessoas nascem e morrem. Mas acaba que não se casa com o verso de fechamento, por isso abandonei essa leitura.

Quarta estrofe: é legal esses versos. Exprimem um sentimento que todos hoje em dia têm: o surto! Em algum momento você acaba surtando, seja por estresse do dia, por que alguém lhe irritou... enfim, você surta! Mas ele deixa bem claro que algumas pessoas acabam guardando esse sentimento para si.

Quinta estrofe: o primeiro verso refere-se ao fato de que nem mesmo a religião está mais tomando conta dessa sociedade triste e vazia. A religião ainda utiliza argumentos arcaicos numa sociedade já conscientizada. Renato Russo não se mostra contra nem a favor da religião. Apenas constata um fato. A juventude que sofre com tudo isso, pois é que nasce e cresce ness sociedade sem direção. Basta observa a nossa juventude tão estúpida e alienada capaz de banalizar coisas tão bonitas como a amizade ("eu tenho 100 amigos no orkut" - garanto que se pelo menos 6 deles forem realmente seus amigos você está com sorte). "Há ferrugem nos sorrisos" fala sobre a nossa sociedade falsa e hipócrita. Os dois últimos versos são bem claros.

Sexta estrofe: a melhor parte da música! "Disciplina é liberdade" - muitas pessoas confundem liberdade com libertinagem. Ser livre não é fazer tudo que se quer. Ser livre é conduzir a vida de forma a respeitar os demais. "Compaixão é fortaleza" - Não tenha compaixão com segundas intenções, no entanto, ao ter atitudes assim você, querendo ou nao, acaba criando laços de retruibuição com demais. "Ter bondade é ter coragem" - nesse nosso mundo acho que é isso mesmo! Quando o eu-lírico diz "ela" acho que é uma referência a humanidade e não a uma pessoa específica. a frase final é fantástica, porque resume exatamente o sentimento humano de nunca está satisfeito com nada. Sempre quer mais ou reclama por reclamar. É aquela história de galera esperando chuva porque está muito calor. Começa a chover e já estam reclamando: "tinha que chover agora"?

Essa música é muito boa! Renato Russo tinha essa capacidade de dizer muito com poucos versos. Triste é saber que poucas pessoas param para tentar entender e preferem ficar só "ouvindo".

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Clavedelua. Tecnologia do Blogger.